Empoderamento feminino: posicionamento que gera transformações positivas. Nunca se ouviu falar tanto desse conceito como nos últimos anos, mulheres buscam esse empoderamento, outras questionam a banalização do termo, por isso resolvi discorrer sobre isso nesse artigo.
O que é Empoderamento?
Empoderar é dar poder para sí própria ou outra pessoa.
O ato de empoderar é considerado uma atitude social de conscientização sobre a importância do posicionamento e visibilidade de grupos, principalmente as minorias.
Entre alguns dos principais sinônimos de empoderar estão: dar poder, conceder poder, dar autoridade, investir autoridade, dar autonomia, habilitar, desenvolver capacidades, promover, promover influência, afirmação, entre outros.
E o que seria o Empoderamento feminino?
O empoderamento das mulheres é uma ação que tem como objetivo o posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos. É conquistar o direito de participar de decisões importantes para o futuro de uma sociedade.
Atualmente, existem diversas ONG’s (Organizações Não-Governamentais) e instituição que se dedicam ao empoderamento feminino, visando principalmente a igualdade de gêneros. Saiba mais sobre o significado de Igualdade de gêneros.
A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), desenvolveu uma lista com 7 princípios básicos do empoderamento feminino no âmbito social e profissional:
- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
- Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação
- Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
- Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
- Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
- Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
- Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
A prática do empoderamento feminino não deve ser apenas das mulheres, os homens também precisam se certificar de que haja uma ampla igualdade entre o posicionamento e participação de ambos os gêneros na sociedade e suas demais camadas.
Mas por que é tão importante promover esse empoderamento?
Quando existe esse movimento de conscientização da igualdade de gênero, a mulher começa a reconhecer e ser reconhecida no seu real valor no ambiente de trabalho e isso impacta diretamente no seu amor próprio, algo que acredito ser fundamental para que ela não caia em nenhuma cilada e tenha sucesso nas diversas áreas da vida.
E quais as reais vantagens do empoderamento das mulheres, então?
- Acessar uma variedade de opiniões
2. Melhor Aproveitamento e retenção de talentos dentro das empresas
3. Igualdade nas lideranças
4. Empreendimentos inovadores
5. Consciência crítica
O mais importante no Empoderamento feminino: posicionamento que gera transformações positivas, é ressaltar que, diferente do que muitas pessoas pensam, o empoderamento feminino não busca tornar as mulheres superiores aos homens, mas sim deixa-los no mesmo patamar, os benefícios são para todos, já que tanto homens quanto mulheres podem se beneficiar das qualidades femininas.
Compartilhe com a gente sua opinião e suas dúvidas!
Quer alcançar um objetivo e não sabe por onde começar? Conheça mais sobre nossos serviços COACHING INDIVIDUAL
Comentários