Vocês já pararam para pensar sobre as grandes e importantes mudanças na vida de vocês? Como elas aconteceram? Por que? O que foi que motivou ou acionou? Enfim, o que aconteceu antes da mudança realmente acontecer?
Pois é, outro dia, estava lendo o livro “No Brechó da Alma”, de autoria de uma psicanalista de quem tenho o privilégio de ser amiga, Ana Maria Mac Dowell Gonçalves e me deparei com um trecho que gostaria de compartilhar com vocês.
“ ……é a alma que está batendo à porta, avisando que ficou de fora: fora do trabalho que fazemos, fora das relações que vivemos, fora do dia a dia que temos. Quando a alma fica de fora, o brilho da vida some. Não, não é a “alma” no sentido religioso. É o que em inglês se chama soul, ou o que de outras formas, é chamado de essência, de Self, de Desejo. Enfim, algo que, lá do fundo de nós, se encarrega de nos sacudir e acordar para o “mais” que podemos ser, ou o “menos” que está acontecendo em nossas vidas, …….”
E ai pessoal ?????
Que tal esse parágrafo??? Tocou vocês de alguma forma? Alguém já se sentiu sacudida pela alma alguma vez?
Eu, na mesma hora, que li esse trecho, fechei o livro e parei para refletir um pouco sobre minha vida….. sim, minha alma já me sacudiu, tantas mudanças já aconteceram!
Em que momento elas aconteceram? De que maneira a mudança foi decidida ou desencadeada? A maioria das vezes, se rebobinarmos a fita (pronto, denunciei minha idade. Ok, eu confesso, 65 anos), isto é, se voltarmos um pouquinho de marcha a ré, a partir de um fato realmente importante, o momento em que uma mudança transformadora aconteceu, nós vamos concluir que apenas uma coisa fez toda a diferença; era a alma que estava nos cutucando, dando cotoveladas, se esperneando para que a gente lhe desse atenção.
Hoje, consigo entender que às vezes, ela se cansa de insistir, de ficar batendo a nossa porta, então se disfarça e aparece de outro jeito para ver se a enxergamos. Se não podemos ouvi-la, quem sabe podemos enxergá-la? Ela pode surgir com um camisolão fantasiada de depressão, descabelada em forma de ansiedade, bem irritada em forma de agressão….mas, algumas vezes, ela pode vir apenas, bem desleixada, largada, como se estivesse indiferente a tudo, dando apenas leves toques na porta, com batidinhas sutis como se estivesse sem força. Ela chega apenas desanimada, ( sem animus, o mesmo que sem alma). Sim, ela tem inúmeros recursos, nós é que precisamos ter a sensibilidade de identificá-los!!!
Ainda bem, que eu, todas as vezes, mesmo demorando um pouquinho para sair do do meu sofá, o meu lugar supostamente confortável, acabava me movimentando e gentilmente lhe abria a porta. Pedia que entrasse e deixava que ela se mostrasse e falasse exatamente o que estava querendo me dizer. Eu a escutava com meus ouvidos carinhosos e acabava por perceber o quanto eu estava aprisionando-a.
Sempre que optei por libertá-la e a segui, tudo deu muito certo, mesmo que de início estivesse me sentindo indecisa, despreparada, um tanto assustada. Normalmente ela estava animada demais ou com pressa e mesmo assim eu a acompanhava. Às vezes, eu ia até meio esbaforida, com dificuldade para acompanha-la, me sentindo um pouco insegura, mas respirava fundo e seguia em frente. Para minha surpresa, cada vez ela me levava por caminhos inusitados, diferentes, coloridos, cheios de novidades, energia e entusiasmo. Não que tivessem sido caminhos livres de obstáculos, mas em todos ela me dizia que aqueles fatos, eram apenas desafios e que valeria a pena continuar a ultrapassá-los, pois era essa a graça da coisa, para se chegar a uma verdadeira situação maravilhosa, onde a gente pudesse se sentir viva de verdade. Essa excitação de sair da zona de conforto, ir para o novo, para a zona de aprendizagem, é o que valia a pena, tanto para o desenvolvimento pessoal como profissional. Não deveria jamais ficar estagnada, para meu próprio bem estar.
Mesmo agora, quando meu sofá, minhas pantufas e minha mantinha parecem tão sedutores as vezes, ela já me conhece bem e sabe como me driblar e me convencer a continuar seguindo-a. Ela é bem mais jovem, mais disposta e mais antenada que eu. Ela fica argumentando sem parar, que, se eu segui-la, só posso me dar bem. Que esse é o meu jeito de me sentir feliz. Ok, tá tudo certo. Acabo cedendo.
Conclusão: é por causa dela, dessa minha alma agitada e irrequieta, que além de trabalhar, acompanhar o marido, cuidar dos netos de vez em quando, ter meus grupos de amigas, etc… ainda estou hoje em dia ensaiando 3 vezes por semana para dançar na apresentação da Escola de ballet no final do ano. (Musical Mamma Mia) Olhem bem para onde ela me leva…….. Pode???? (Mas cá entre nós, apesar do desafio, estou me divertindo muito. Ela sabe que sempre amei dançar.)
Obrigada minha Alma, por me mostrar o caminho, por ser minha Mentora, por insistir que eu lhe dê atenção, pois você, só você, sabe o que é melhor para mim.
Sempre achei que o conceito de alma estava relacionado com espiritualidade,algo que nos conecta ao divino e eterno de todos nós.
Mas para quem assim entende, é muito bom ter uma alma aventureira e inquieta, boas descobertas!
Pois é Re. Eu tbem entendo que a Alma faz parte do divino que está em nós. É por isso que acho que quando damos atenção a ela, estamos lidando com nossa essência!. Portanto, quando ela nos mostra o caminho, sempre dá certo. Bjs e obrigada pelo comentario
Amei o texto Aninha. Muito importante pararmos , nos darmos um tempo , sair da nossa zona de conforto e ser cutucada pela nossa alma que nos conhece tão bem e quer que despertemos para atender nosso interior. Parabéns
Que bom que você também acha que temos que sair de nossa zona de conforto. Precisamos nos reinventar sempre não é?
Texto incrível é verdadeiro
Ela está lá chamando, sacudindo e acenando para nós
É só prestar atenção e ter a coragem de seguir em frente
Parabéns Ana Maria, carinhosamente Aninh
Kkkk, só vc Claudia.
Mas esse relax tbem é bom de vez em qdo não é??
Lindo texto, Ana!!!Sim, essa alma já me cutucou……mas assim como veio foi embora….agora cutuca devagarinho e vou levando a vida, com esperança de q ela volte bem forte e me cutuque até cair e me faca aceitar a realidade nua e crua.
Então, Elza. Mesmo cutucando devagarinho, ela está aí, batendo a sua porta, querendo entra. Convide-a a entrar e converse com ela. Tenha um papo aberto. Vale a pena!
Que lindo texto! Nos chama atenção para os nossos sonhos, nossos desafios, nossos desejos …
Para sentir toda a beleza da vida temos que nos dispor a vivê-la seguindo a motivação da nossa alma, ouvindo nosso coração, e movimentando o nosso corpo.
A alma nos mostra o caminho…
Perfeito seu comentário Zica.
Mas……você está seguindo o caminho que ela está te mostrando????
Parabéns Aninha!!! Belo texto, adoro o jeito leve que você escreve. Impossível não me identificar e abrir todos os meus sentidos para poder estar com a minha alma também. Bjs e obrigada por compartilhar.
Li querida, vc é sempre tão gentil comigo!
Adorei saber que o texto te tocou. Abra-se mesmo para a sua Alma. Ela sabe o caminho certo para te conduzir.
Lindo mesmo! Amei seu texto como sempre! E a sua Alegria anima a nossa Alma também!
Obrigada So.
Que bom saber que consigo contagiar vc, seja com um texto ou com meu jeito alegre de viver.
Maravilhoso texto, que vejo que olhar pra frente, esquecer o que perdi, pois é tempo de voltar para dentro agradecer e aproveitar cada minuto a vida! Parabéns!!!
Obrigada Cleide.
Ótima reflexão! O passado já foi mesmo e o futuro ainda não aconteceu. Entao, o que temos é o presente , e o que é nosso mesmo, que verdadeiramente nos pertence, é só o que está dentro de nós.
Isso mesmo, Ana. A minha alma também é jovem, ousada, desafiadora. É assim , ouvindo os “você vai conseguir” que eu trilho novos caminhos e vou me sentindo feliz.
Que ótimo ter uma Alma com essa energia Sonia. E que bom que vc se abre para ela. Por isso tem esse astral tão fantástico e é essa pessoa tão querida.
Obrigada Aninha, minha amiga querida, que tantas vezes me desperta para que eu não ignore minha alma. E que quando ela está com uma voracidade, aparentemente fora do que eu posso aguentar, me mostra a força que eu tenho pra encarar os desafios à que ela me submete.
Oi minha querida Renata. Vc me emociona com suas palavras.
Realmente ,vc e sua Alma são de uma intensidade impar. Só tendo uma Força especial para conversar com ela de igual para igual. Mas….não está longe o dia em que vcs poderão chegar a um consenso através de papos mais suaves. Vc também pode convencê-la a te dar uma folga de vez em qdo ne?????
É isso mesmo! Adorei! Nos distanciarmos da alma nos deixa longe do nosso caminho de individuação , que como você bem lembrou , continua se desenvolvendo por toda vida!
Obrigada Paula.
Sem dúvida, nosso autodesenvolvimento deve ser continuo. É fundamental viajarmos para dentro de nós mesmos para fazermos sempre conexão com nossa Alma.
Muito bem escrito, a minha alma já foi de vários maneiras, estamos num momento relax !
Claudia, posso imaginá-la relaxando com sua Alma!!!! Gostaria de ser uma mosquinha para assistir esse momento! rsrsrsrs
Muito bom o texto!!!!
Eu traduzo a alma como a voz do coração muitas vezes!!!!
Parabéns Ana!!!! Você é Demais!!!
Oi Gleice!
Podemos mesmo nomeá-la como a Voz do Coração. Outros podem nomeá-la como Eu Superior etc, etc.. Mas é sempre uma voz que vem de dentro para fora e que dá suporte para nossa essência. Por isso, o ideal é que estejamos sempre dispostos a prestar atenção!
Emocionante…
Nós faz parar para pensar na nossa “alma”, que realmente é esquecida.
Parabéns lindo!!
Jamais deixe sua Alma esquecida. Ela é a bussola que te norteia!!!!
Pois é Cris, não devemos negligenciá-la !
Por isso, ficar em silêncio de vez em qdo é tão importante. Precisamos ouvi-la, entender sua linguagem, pois ela sempre tem coisas ótimas a nos dizer.
Querida Ana, suas palavras me tocaram tanto que ao tentar acolher minha alma, nem sabia mais como convida-la pra dentro outra vez?!?!?
Como chegamos a esse ponto sem nos darmos conta!
Que você possa trazer mais reflexão e luz por onde passar. Parabéns pelo maravilhoso texto!
Oi Érica
Você é que pensa que não sabe como convidá-la a entrar.
Vc já a convidou a dançar com vc. Não convidou?
Ana Maria como a Teca chamava vc! Hoje entendi pq demorei tanto para ver o seu post indicando o blog com seu texto! Minha alma está me sacudindo, me levando para mais um desafio na minha vida! Tenho medo claro! Não sou mais criança para sair da minha Zona de Conforto!!! Veio na hora certa!!! É isso mesmo! O que pode dar errado? Tudo ou nada!! O importante sempre é nunca deixar de lado uma oportunidade por se sentir insegura. Se jogar e fazer o meu melhor! Obrigada!!! Como sempre, mesmo à distância vc mais uma vez entrou na minha vida para somar!!!
Churrinha querida!!!Nada melhor do que uma boa sacudida de nossa alma. É sinal que ela está querendo ter espaço p/ se expressar. Devemos nos jogar sim, no apelo que ela faz, mas esse salto mesmo com insegurança, deve ser com consciência, é um risco calculado!! Seguir o chamado é uma coisa, mas escolher o caminho que vai seguir deve ser uma decisão consciente . Bjss
Aninha,parabéns um ótimo texto!
Muitas vezes me encontro discutindo com a minha alma tentando descobrir quem está com a razão ou cedendo aos meus caprichos ela sempre me desafia!Obrigada amiga bjs
E são esses desafios que nos tiram da zona de conforto. E é fora dela que realmente vamos poder ter nossas gdes oportunidades de crescimento!!!É para lá que a Alma nos leva!!
Aninha, que texto simples, mas ao mesmo tempo profundo !
Adorei.
Tem tudo a ver com o momento que estou passando.
Parabéns.
Bj grande.
Todos nós em algum momento nos deparamos com alguns questionamentos! Nossa Alma é uma boa orientadora com certeza!!
Muito bom o texto!!!!
Aninha fazer pensar é um dom, vc tem esse dom.
Cada desafio que nossa alma nos impulsiona a enfrentar só faz a vida mais prazeirosa e rica.
Sempre vale a pena tentar, mesmo que seja p falhar.
Obrigada Nora! Nossa vida precisa de reflexões o tempo todo pelo fato de ser dinâmica e não estagnada. De repente aquilo que fazia sentido, não faz mais! É natural. Tudo muda, e nós tbem. De repente nos damos conta de que já não somos mais os mesmos. E agora???? Só conversando com nossa Alma p/ saber que rumo tomar!!!
Maravilhoso seu texto tia!!!
A alma simplesmente sabe o que é melhor pra nós.
Amo você❤️
Ana, como sempre tudo o que você escreve ou fala e de muito bom senso. Amei o texto sobre a alma, preciso prestar mais atenção na minha.
Beijo grande